Eles Lembram 2 – Morrer na Guerra: entrevista Adriane Piovezan

Em 1944, o Brasil enviou para Europa a FEB, Força Expedicionária Brasileira integrada por brasileiros responsáveis pela participação do Brasil no final da Segunda Guerra Mundial. Eles eram homens e mulheres, muitos deles, não oficiais, apenas recrutas e enfermeiras. Mas o que são hoje a história e a memória da FEB após serem apropriadas em…

ELES LEMBRAM: História e Memória da FEB

As memórias da FEB na Segunda Guerra Mundial se fazem repletas de conflitos ao longo do tempo e do espaço e mobilizam apropriações de forças políticas de esquerda e de direita, tanto no Brasil como na Itália. Sobre este tema, conversamos com o historiador Gabriel Simon Machado, doutorando em Sociologia Política da UFSC.

A fotografia nos arquivos: entrevista com Aline Lacerda

. Como pensar o tratamento arquivístico dos documentos fotográficos? Conversamos com a historiadora Aline Lopes de Lacerda, pesquisadora do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, especialista no tema.

Nós Lembramos – A fotografia na produção da memória familiar.

A partir da etnografia realizada por Alexandre Bergamo, professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, entre famílias católicas de Fortaleza, Ceará, o Paratempo nos convida a pensar sobre o entrelaçamento entre os códigos de percepção do registro fotográfico, as formas de transmissão da memória e a divisão de gênero no trabalho de composição das narrativas familiares.

Ela Lembra: desarquivando Clarice Lispector

Nesse episódio seguimos o rastro de Clarice Lispector. Procuramos desvendar a mística que a envolvia por meio dos documentos de seu arquivo pessoal, que atualmente está preservado no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa e no Instituto Moreira Salles.

Tu lembras (de mim) – Episódio 1: A construção do escritor João Antônio

Como se constrói um escritor? Ou melhor, como a imagem e a identidade de um escritor são edificadas e sedimentadas no imaginário social? Aqui falaremos do jornalista e escritor João Antônio, de seu sucesso precoce ao seu ostracismo. De suas paixões, de seu talento e de suas contradições. Vamos abordar as construções de João Antônio, sua obra altamente autobiográfica e sua vida, intensamente literária.

Acervo João Antônio

Manuscritos, cartas, livros com dedicatórias e marcas de leitura, discos antigos de Choro, revistas, recortes de jornais das décadas de 60 e 70, pesados móveis de madeira. São os objetos do arquivo pessoal do escritor e jornalista João Antônio disponíveis ao escrutínio de pesquisadores no CEDAP (Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa) da Faculdade…